... com mais de 500 anos dedicados a obras de solidariedade social direccionadas para os mais pobres e necessitados, a Misericórdia é por herança histórica, defensora dos mais desfavorecidos e tem imprimido uma dinâmica que se quer geradora de novas respostas para velhos, embora constantes problemas da nossa sociedade como a pobreza ou a exclusão social. A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim manter-se-á seguramente atenta aos sinais dos tempos na primeira linha de apoio social aos nossos concidadãos.

    Neste sentido e porque importa manter o papel catalisador na intervenção social no concelho, desde sempre assumido pela Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, sem contudo, deixar de almejar o reforço da situação económica e financeira da Instituição, é essencial continuar com um adequado programa de investimentos, que vise a optimização e a diversificação dos recursos disponíveis e deste modo garanta a necessária rentabilidade sustentada da actividade, consolidando desta forma a Instituição, no contexto social em que se encontra inserida, protegendo-a das incertezas do futuro.

   Também como certamente será do conhecimento de toda a Irmandade, a Mesa Administrativa num esforço enorme restaurou as pinturas da Igreja de S. Sebastião, assim como os quadros existentes na mesma, restituindo-lhes a dignidade que lhe é devida, visto tratar-se de um edifício de inestimável valor histórico e religioso, infelizmente há décadas votado ao abandono. Findo este trabalho de recuperação, é propósito da Mesa Administrativa retomar a prática religiosa e realizar alguns eventos que fazem parte do património religioso da nossa Comunidade e que se revivem apenas na memória colectiva dos Castromarinenses mais antigos.

   Importa ainda enfatizar o novo ciclo que a Irmandade vive, realçando o empenho não só dos Órgãos Sociais, mas também de todos os trabalhadores e voluntários, que diariamente se dedicam a tão nobre causa.

  Também a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim se tem revelado imprescindível para a prossecução da nossa missão.

  Cientes de que o sucesso da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim é o resultado, nestes que são tempos tão difíceis, do esforço e dedicação de todas as mulheres e homens de bem que fazem do amor ao próximo uma constante nas suas vidas, fazemos votos para que, através deste Boletim, cada um fique mais próximo desta Santa Casa, e que de coração aberto se juntem a nós, na vontade de fazer mais e melhor pela nossa comunidade.

História...